TDAH, autismo e deficiência intelectual

Os transtornos comportamentais são um grupo de doenças caracterizados principalmente por manifestações na conduta frente as situações, tanto de trabalho como em relações interpessoais. Geralmente se desenvolvem na infância, trazendo prejuízo para as relações, para o aprendizado e a autoestima que perduram pela vida adulta. O déficit de atenção e a hiperatividade tem como manifestações principais a hiperatividade e a distração, tendo como consequência o fracasso escolar. O autismo, ou o espectro autista, é um transtorno da comunicação e do interesse, com graus varados de prejuízo para as relações humanas e desempenho mental. A deficiência intelectual é uma caracterizada por dificuldade cognitiva global ou em algum domínio específico da cognição, gerando dificuldades de aprendizado.

A pessoas com hiperatividade tem dificuldades de permanecer quietas em alguma atividade, tem comportamento impulsivo e frequentemente está balançando mãos ou pés. As pessoas com dificuldade de atenção têm prejuízos na capacidade de concentração, cometendo erros por desatenção, perde objetos, se distrai facilmente e esquece coisa na vida diária. As duas manifestações acima geralmente vêm juntas e ocasionam dificuldades escolares, ou por comportamento inadequado, ou por falha no aprendizado, com fracasso escolar e problema na autoestima. De uma forma geral, a hiperatividade fica menos intensa na vida adulta.

O autismo é um transtorno da comunicação verbal e não-verbal, da interação social e comportamento restrito e repetitivo. Nele coexistem sintomas como dificuldades de compartilhamento emocional, dificuldades de ajustar o comportamento as demandas sociais e também problemas na linguagem verbal e na corporal. São comuns interesses restritos e movimentos repetitivos, junto com dificuldades com rotinas simples. O s sintomas variam de intensidade e a doença pode ser acompanhada de dificuldades intelectuais.

A deficiência intelectual é caracterizada por comprometido de funções mentais como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamentos abstrato, julgamento e aprendizado, gerando comprometimento nas habilidades sociais e culturais, causando dependência para as atividades de vida. Traz repercussões importantes na vida das pessoas portadores e daquelas a sus volta.

Os transtornos comportamentais se iniciam na infância e geram repercussões por toda a vida dos portadores. A identificação e o tratamento precoce por um profissional qualificado são a chave para melhorar a qualidade de vida e minimizar essas repercussões. São comuns o preconceito, o medo, a intolerância, problemas na autoestima e fracasso escolar e a informação é o melhor remédio para se evitar tias problemas.

by Equipe Neuronúcleo