O acidente vascular cerebral ou AVC, é uma doença na qual existe um transtorno vascular no cérebro, podendo ser isquêmico ou hemorrágico. Por diversas vezes a doença é devastadora e o tempo até início do tratamento é um elemento muito importante na recuperação. A prevenção de novos eventos é fundamental no seguimento de pessoas que tiveram o problema, assim como à reabilitação.
O AVC pode ser dividido em dois tipos principais, o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro ocorre quando existe uma obstrução ao fluxo sanguíneo para determinada região do cérebro, isto leva à perda da função naquele local, à partir do momento que o vaso é obstruído. Os sintomas se iniciam subitamente e isto é a principal marca diagnóstica da
doença, ou seja, a pessoa passa mal de um hora para outra. O segundo tipo é quando existe o rompimento de um vaso sanguíneo com o extravasamento de sangue para o tecido cerebral ou de um aneurisma. Da mesma forma que o AVC isquêmico, os sintomas do hemorrágico se iniciam de forma muito aguda. São sintomas comuns perda força em braço e/ou perna, alteração na fala e/ou linguagem, perda visual, tonteira, dor de cabeça incapacitante, perda de coordenação ou perda consciência.
No caso das lesões isquêmicas, o tecido cerebral irrigado pelo vaso ocluído ainda pode ficar viável por algumas horas, e isto significa que se a artéria for desobstruída a tempo pode haver recuperação completa do quadro. Na suspeita de um AVC é muito importante que a pessoa seja levada para um hospital capaz de tratar de forma adequada à doença. Existem casos em que o paciente se recupera completamente e retorna a fazer tudo que fazia anteriormente.
A avaliação com neurologista é fundamental frente a esta doença e tem várias finalidades. É necessário identificar a causa do AVC, somente com o diagnóstico etiológico adequado será possível oferecer prevenção adequada à novos eventos. Existem complicações a médio e longo prazo que poderão ser prevenidas, identificadas e tratadas com abordagem médica eficaz. A reabilitação é uma etapa importante para quem sofreu um AVC, sendo feita com trabalho multidisciplinar e coordenada pelo neurologista.